quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DL 2011 - Mês Janeiro

Literatura Infanto-Juvenil


  Para ser sincera, não tinha ouvido falar deste livro do Graciliano ainda. E como adoro o gênero infanto-juvenil, fiquei chateada. Tá bom, vai, não sou essa bala toda em conhecimentos literários. Apenas gosto de ler e pronto! Inclusive isso se torna perigoso, pois leio, pondero e formo minha opinião. E as (muitas) vezes não combina com as dos demais mortais. E chove críticas. Mas pôxa, não posso deixar de ser eu, né?

 Pois bem, este livro foi super fácil e rápido de ler. Li em 40 minutos! A narrativa é alegre, de simples entendimento e dá a sensação de que Raimundo e os meninos pelados, falam conosco.

 Raimundo é um menino diferente. Tem a cabeça pelada e olhos cada um de uma cor, e por isso é ridicularizado pelos meninos de sua idade. Embora leve numa boa, ele acaba criando uma cidade onde seus habitantes são garotos com as mesmas características que ele e vestem roupas esquisitas, onde as árvores, automóveis e bichos falam e desempenham funções diferentes do habitual.

 Claro que é difícil ser zombado pelos outros garotos por ser diferente. Por não ser igual a maioria. Mas que mal há nisso? Qual diferença causará na vida de outras pessoas se ele tem um olho azul e outro preto, ou se sua cabeça é pelada? Nenhuma, né? Raimundo tranforma, Raimundo cria. Raimundo permite que no seu mundo todos sejam aceitos. Todos sejam felizes por serem exatamente como são. É assim que deveria ser. Pelomenos foi assim que EU escolhi fazer.

 Raimundo, meu filho, temos tanto em comum...

 Anyway, o que mais me chamou atenção, é durante toda a narrativa, ele sempre se preocupa em voltar para casa, para sua lição de geografia. Pro mundo que o rejeita.

 Mas mesmo assim, acredito que a sua Tatipirun e seus meninos pelados continuarão na sua cabeça, e no coração, claro!


Bjus
Vevé (anciosa para o segundo livro do mês já devidamente comprado)

Mais informações sobre o  Desafio Literário 2011, clique aqui.

8 comentários:

  1. Não conhecia o livro também, mas curti bastante a sua resenha. Fala sério, o que seria do mundo se fôssemos todos iguais, né? rs

    Viva o diferente! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vevé! Continue pensando por si mesma. Parece-me um bom livro, se não me engano exibiu-se, há poucos anos, uma minissérie sobre esse livro. Boa dica!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Pena que não sou fã da literatura brasileira, traumas adquiridas por algumas obras.

    ResponderExcluir
  4. Pode parecer clichê, mas não deixe de expressar aquilo que sente. Mesmo que muitos não concordem.
    O mundo precisa das diferenças para crescer.
    E bacana você ter ido por outro caminho e escolhido um livro de autor brasileiro.
    Parabéns! Temos excelentes autores que escrevem para o público infato juvenil adulto.
    Gostei da sua escolha e continue assim: verdadeira em suas opiniões.

    Abs, Rê

    ResponderExcluir
  5. Haa esse é um livro que ja ouvi falar bastante e nunca tive a oportunidade de ler...
    A resenha está demais...

    ResponderExcluir
  6. Báh Vevé esse livro é de uma delicadeza sem fim, eu sempre me emociono quando o releio, é sem dúvidas uma obra magnífica! Tu escolhestes muito bem e tua resenha está ótima.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia este livro, mas sua resenha me fez ter vontade de ler. Coloquei na lista. Continue expondo suas opiniões, mesmo que isso gere criticas, gosto de pessoas autenticas.
    Beijocas e obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, pouca gente conhece esse livro de Graciliano Ramos hoje em dia!
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...