segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ai Saudade....


Ai que saudades da Fortaleza que nunca vi...

Se tem uma coisa que amo demais é História. Amuuu messssmo. Quando vou ao centro de Fortaleza e vejo as atrocidades que fizeram com aqueles magníficos casarões, com aqueles prédios e até mesmo com aquelas casinhas lindas de uma Fortaleza que era feliz e não sabia, fico super triste. E tudo pra que? Comércio, dinheiro e mais dinheiro. Por ele as pessoas se esquecem de quem são, do que foram. Esquecem que o que somos hoje é o resultado do que fomos ontem. Deixam de conservar belezas naturais, belezas feitas pelo próprio home, e o que é pior, deixam de conservar até mesmo o próprio caráter.

Lendo muitos livros, fico com saudades de tempos que nunca vi. De tempo em que as pessoas no fim da tarde ficavam nas calçadas conversando, de tempos em que todos se "arrumavam" pra ir a praça conversar e paquerar, de tempos que em se podia deixar as portas de casa abertas sem medo. Mas aí já é outra história.

Bem, o que sei é que fomos burros o suficiente para não conservar toda esta riqueza e quem sabe, até mesmo ganhar dinheiro com o passado como fazem muitos países da Europa.

E a mim, só resta lamentar. E babar com o que ainda resta.
Enfim, só saudades.

Credito das Fotos - Nirez.
Crédito das Informações - Blog do Borjão

Desfrute!!!!



RUA SENA MADUREIRA - EMPRESA TELEFÔNICA
Quem diria que muitas décadas depois eu iria trabalhar lá? Coisas da vida, hehehe....
Nesta foto vemos ainda um combustor de iluminação pública a gás hydrogeno-carbonado na calçada inacabada do Parque da Liberdade. A foto data da segunda metade da década de 1930.

PRAÇA JOSÉ DE ALENCAR - FÊNIX CAIXEIRAL - SUS
Na foto vemos em primeiro plano parte da Igreja do Patrocínio, cuja pedra fundamental foi lançada em 2 de fevereiro de 1850 e em seguida o primeiro prédio da Fênix Caixeiral, inaugurado em 24 de junho de 1905.



INSTITUTO EPITÁCIO PESSOA - RUA BARÃO DO RIO BRANCO
A foto, a mais antiga, data de aproximadamente 1930, quando ali funcionava o Cine União, vendo-se na grade o cartaz anunciando o filme do dia. Era um prédio isolado, com bastante espaço em seu redor.


RFFSA - ESTRADA DE FERRO DE BATURITÉ - ADMINISTRAÇÃO
Ainda hoje o prédio é ocupado pela administração da RFFSA - o que resta - e o pátio em frente e ao lado serve de estacionamento para funcionários e visitantes



AV. DA UNIVERSIDADE - BENFICA - ANTIGA VISCONDE DE CAUIPE
A foto antiga data de 1913 e mostra o prédio ainda muito bem conservado, novo mesmo, tendo pelo seu lado direito, algumas casas de telhado beira-e-bica, onde nasceu, na primeira, o compositor e pianista Lauro Mala, no ano desta foto. Na época ali já tinha bonde elétrico, pois estão presentes os trilhos e os fios. As ruas àquela época eram bastante baixas em relação às calçadas e a coxia (sarjeta) ficava um pouco distante da calçada, talvez pela Irregularidade das mesmas tanto em altura como em largura. Os prédios vizinhos já foram reformados. Nesta casa funcionou, por muitos anos, o Ginásio Fortaleza, hoje funciona a Clínica Godoy Moreira, de ortopedia, traumatologia e fisioterapia.
Detalhe: meu ortopodista atende lá, Dr Fernando Façanha



RUA PEDRO PEREIRA ESQUINA COM RUA FLORIANO PEIXOTO
Esta casa foi construída para residência, mas na época da foto nela já estava funcionando o Instituto Brasil - Estados Unidos - IBEU, fundado em 9 de agosto de 1943, instalou-se no dia 25 de novembro do mesmo ano.


AVENIDA PESSOA ANTA - ALFÂNDEGA
A foto foi publicada no "Álbum de Vistas do Ceará - 1908" e mostra a avenida ainda sem pavimentação, mas com os trilhos dos bondes de tração animal. Os combustores de iluminação a gás estão presentes, bem como algumas pessoas e até uma galinha quase em primeiro plano.O prédio da Alfândega, à direita, ainda não tinha o bloco total como hoje. Ao longe, o prédio da Escola de Aprendizes Marinheiros, que ficava no local hoje ocupado pela Secretaria da Fazenda. O prédio da Alfândega foi construído com pedras, tendo como argamassa areia com óleo de peixe.






AGORA VEJAM AS FOTOS QUE EU TIREI RECENTEMENTE
TEM UMAS DESFOCADAS, MAS FOI PQ TIREI DE DENTRO DO ÔNIBUS EM MOVIMENTO
DÁ UM DESCONTO, NÉ?






Bjs

Vevé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...